Novo porto no RN deverá ter localização divulgada pelo governo estadual até o final de março
março 15, 2022A governadora Fátima Bezerra autorizou a abertura do plano-mestre e do processo de contratação de estudos ambientais para fins de licenciamento do projeto de construção de um porto-indústria multiuso no Rio Grande do Norte, considerado essencial para o desenvolvimento do estado e que será executado numa parceria público-privada (PPP).
A autorização foi dada na noite dessa segunda-feira, 14, após a apresentação de estudos técnicos elaborados por uma equipe da UFRN, com a participação de dois especialistas do Reino Unido e um da Dinamarca.
Para a governadora Fátima Bezerra "um porto dessa magnitude é a estrutura mais estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. O potencial que temos para a produção de energia eólica offshore (no mar) passa por esse porto".
Os estudos apresentam as potencialidades de quatro áreas, levando em conta seis critérios técnicos: disponibilidade de área e infraestrutura, conectividade, profundidade, características ambientais, aspectos socioeconômicos e condições meteocenográficas e geológicas.
Em maio do ano passado, o secretário Jaime Calado (Sedec) participou de uma reunião em Porto do Mangue com técnicos da UFRN, representantes da Mhag Mineração e da prefeitura, para discutir o projeto do porto-indústria.
Na ocasião o secretário anunciou que “o município de Porto do Mangue, na região da Costa Branca Potiguar, é um dos possíveis locais para a instalação do porto”. Leia AQUI
Um auxiliar do primeiro escalão do governo estadual revelou a esse rabiscador que até o final do mês será divulgada a localização do porto.
______________________________________________________________________
CLIQUE NA IMAGEM |
0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.