Pardal de olho nas irregularidades

setembro 23, 2024

O Pardal é um aplicativo que permite ao eleitor denunciar atos irregulares na campanha a justiça eleitoral.

A ferramenta é para engajar o eleitor no processo de fiscalização durante o período eleitoral.

O eleitor, ao verificar alguma irregularidade, basta bater uma foto, gravar um vídeo e enviar para a justiça eleitoral, via aplicativo.

Foi o que aconteceu recentemente em Assú. Pessoas flagraram um carro de som circulando pela cidade e enviaram denúncias via aplicativo Pardal.

Confira as denúncias enviadas:

"utilização de veículos de som de forma individual circulando sem movimentação política. com propaganda eleitoral negativa."

"Denuncio que a candidata Vanessa Lopes e Fabielle Bezerra estão permitindo que veículos contratados por sua coligação realizem propaganda eleitoral irregular nos bairros Vertentes, Morada Nova e Irmã Lindalva. Esses veículos estão circulando sem a presença dos candidatos, divulgando informações falsas que não condizem com a realidade, configurando abuso de propaganda e desrespeito às regras eleitorais."

“carro de som veiculando informações inverídica e de natureza enganosa a população afim de coagir as eleitores a votar na candita Dr. Vanessa utilizando de face news"

"As inscrições do programa Minha casa, Minha vida seguem todas as regras, e essas mentiras estão sendo usadas pra enganar o povo e prejudicar a atual gestão, beneficiando a candidata da oposição Dra. Vanessa. Isso é claramente uma tentativa de influenciar as eleições de forma errada. Peço que o Ministério Público investigue e pare esse carro de som imediatamente. Estão usando fake news pra manipular o povo e isso não pode acontecer em nossa cidade. Nos Bairros Vertentes, Frutilândia, Irmã Lindalva e Bela Vista"

"carros de som. circulando despretensiosamente pela cidade. com entrevista da promotora VERTENTES, ASSÚ, RIO GRANDE DO NORTE."

"veículo circulando com notícias e propostas do candidato de forma irregular”.

Nas denúncias foram juntados vídeos e fotos dando conta de que os carros de marca Siena e Fiat estavam circulando como carros de som com anúncio acerca de reportagens sobre fato relacionado à programa habitacional do município que foi suspenso por determinação do poder judiciário, atribuindo fato negativo ao grupo político da situação.

Na apreciação das denúncias a juíza Suzana Paula evidencia que a circulação de carro de som só é permitida apenas em carreatas, passeatas, comícios e caminhadas. E determina a intimação da candidata Vanessa Lopes para providenciar a retirada de circulação dos veículos, bem como comprovar, o cumprimento da determinação.

Confira o teor da decisão:


Esse rabiscador, reafirma: candidatos, cuidado no Pardal. Seus ‘cuí cuí’ e ‘trrriu’ estão ressoando na justiça eleitoral.




0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.