Museu do Seridó reabre com proposta pedagógica inovadora
maio 30, 2008Sou admirador confesso da forma como o pessoal do Seridó trata as suas causas. Eles conseguem, de uma forma ou outra, com que as coisas aconteçam por aquelas bandas.
Veja uma mensagem que recebi de Anna Karlla Fontes que fala sobre um trabalho inovador que está sendo iniciado pelo Museu do Seridó, localizado em Caicó. É um importante projeto que vem contribuir para a valorização da rica cultura seridoense.
"Museu do Seridó reabre com proposta pedagógica inovadora
Com acervo restaurado e novos módulos temáticos, o Museu do Seridó (MS),localizado em Caicó, está reabrindo suas portas com uma proposta pedagógica inovadora. Unidade suplementar da UFRN, dirigida pelo professor Muirakytan Kennedy de Macêdo, o Museu do Seridó, localizado na antiga casa de cadeia e câmara da cidade, agora atuará como suporte didático para as escolas da região.
A iniciativa é fruto de uma parceria da UFRN-CERES (Centro Regional de Ensino Superior do Seridó) com a Secretaria de Educação de Caicó. Através de sua equipe pedagógica (professores, alunos bolsistas e voluntários) o MS passará a divulgar o seu acervo também no ensino fundamental, a começar pelas escolas municipais caicoenses.
Ancorado em projetos de melhoria do ensino (via Pró-Reitorias de Graduação e Extensão), desenvolvidos pelo diretor e por Tânia Cristina Meira Garcia, ambos professores do campus de Caicó, o museu tanto trabalhará os objetos museais na sua própria sede, como dará suporte à educação nas escolas através de exposições itinerantes.
A equipe produziu um material didático especialmente para a atuação nas escolas: um kit pedagógico formado por réplicas do acervo, cartilha e banners sobre as coleções existentes, que serão utilizados por professores e alunos para apropriação da história regional (Rio Grande do Norte e Seridó). O projeto será realizado tanto através de atividades didáticas como de visitas guiadas, onde terão vez a contação de histórias de trancoso, oficinas de artes plásticas e torneios de xadrez, estes últimos coordenados pelo professor Felipe de Paula Jr.
O diretor Muirakytan Macedo informa outras novidades: além das aulas e oficinas acerca do patrimônio cultural do Seridó, todo o material didático já está disponível para cópias gratuitas no site do museu, bastando acessar www.cerescaico.ufrn.br/museu.
Expansão
Expansão
O Museu do Seridó está sediado no prédio onde funcionou a antiga cadeia da cidade, na rua Amaro Cavalcanti, também chamada pelas gerações mais antigas de "Rua da Cadeia". Muirakytan Macedo informa que através do Plano Museológico (plano de ação) elaborado por toda a equipe, foram detectadas as potencialidades e apontadas as prioridades do museu. Com isso, além da expansão de seu acervo foram indicadas a construção de um prédio para reserva técnica e obras de infra-estrutura. Tais obras serão executadas este ano com recursos da UFRN.
O acervo é formado por bens museais que se referem à cultura do Seridó, região de clima semi-árido (Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil) colonizada no século XVII através da pecuária e agricultura algodoeira e territorializada com a freguesia de Santa Ana do Seridó (1748). Possui as seguintes coleções: Arte Sacra (imagens e objetos de culto cristão); tecnologia tradicional (engenhos de rapadura; farinha; tecelagem e bordados) e arqueológica (machados de pedra); movelaria (móveis domésticos); utensílios domésticos (louça e cerâmica); instrumentos de trabalho no pastoreio (roupa de vaqueiro, ferros de marcar gado, selas); armas (brancas e de fogo);
O Museu do Seridó tem a seguinte exposição permanente (módulos temáticos)
1. Terra e homem: ecossistema das caatingas; História e cultura das sociedades pré-cabralinas e indígenas;
2. Religiosidade no Seridó: devoções e festas;
3. Produção da vida material: artes e ofícios no Seridó;
4. Cotidiano doméstico e vida familiar: morar nas fazendas, vilas e cidades."
Rabiscos do Samuel Junior: Parabéns, seridoenses!!!
0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.