Dia do Meio Ambiente

junho 05, 2008

Hoje, dia 5 de junho, é o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente.

1 Comentários

  1. Zenildo quer a Del Monte forte no Vale
    As chuvas caídas no Vale do Assu deixaram profundas marcas no setor produtivo de todas as suas cidades, provocando perda de lavouras e culturas irrigadas e, consequentemente, demissões em massa. Carnaubais, onde a Del Monte possui quatro fazendas com produção de banana, foi um dos municípios que mais sofreu com a realidade.
    Logo após as inundações ocorridas no Vale no mês de abril, nada menos que 549 postos de serviços foram desativados. “Tínhamos 899 empregos nas quatros fazendas da Del Monte, hoje são 350 apenas, com reflexos sociais intensos em nossa cidade” – comentou Zenildo Batista, prefeito de Carnaubais, que ontem deu passos importantes para buscar reverter a situação.
    Diante do drama que pode ser mais grave, pois a Del Monte pretende fechar três das quatro fazendas, mantendo apenas a de produção orgânica (DM 08), demitindo mais 256 trabalhadores, Zenildo iniciou uma série de entendimentos para encontrar uma saída que não traga mais dificuldades para o povo. “Queremos que a Del Monte não só mantenha as fazendas funcionando, mas que traga de volta os trabalhadores demitidos” – revela.
    REUNIÃO
    Ontem pela manhã, Zenildo esteve na Del Monte numa reunião com os diretores da Unidade do Vale, no município de Pendências e levou propostas para uma solução do problema. “Vamos ajudar no que for possível” – disse.
    Ele e o supervisor administrativo Sérgio Magalhães fizeram levantamento da situação – perda de produção, retração do ICMS pelo Governo e demissões feitas. Com os dados, Zenildo conversou com o Gerente Jurídico e de Relações Cooperativas para o Rio Grande e Ceará, Nilton Assunção, com quem estabeleceu compromisso de lutar pelos pontos pacíficos que poderão redundar numa revisão da posição da empresa quando aos investimentos no Vale do Assu.
    ICMS INDEVIDO
    “Sabemos que o Governo do Estado tem que se sensibilizar com a situação e garantimos a Del Monte que vamos lutar por isso” – comentou Zenildo para dizer que o Governo do Estado está retendo cerca de 10 milhões de reais da Del Monte, recolhidos como ICMS quando o imposto é ilegal por se tratar venda por exportação.
    Zenildo aponta que esse é um dos problemas que agravam a situação. Para isso conversou com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza solicitando que o Estado repasse o ICMS cobrado indevidamente, como sendo um sinal para que a situação possa ser minorada. “De nossa parte vamos fazer o possível, onde a prefeitura puder colaborar vamos colaborar” – garantiu.
    Nesta semana, Zenildo vai convidar todos os prefeitos para fortalecerem essa luta.
    “Com a participação de todos, os prefeitos, o Governo do Estado, os sindicatos, e a sensibilidade social da Del Monte, vamos vencer essa batalha e garantir a continuidade da produção, que é progresso, e os empregos do nosso povo” – assevera.
    REUNIÃO
    O dia “D” da campanha liderada pelo prefeito Zenildo Batista será 12 de junho, quando na Câmara Municipal de Carnaubais, fará audiência pública para debater a situação e garantir o apoio de todos.
    Nilton Assunção garantiu presença juntamente com a direção da empresa no vale do Assu. Zenildo deseja também ter as presenças dos prefeitos e vereadores da região, do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que intermédia a situação, sindicatos e da população.


    RETRANCA

    Quadro de empregos da Del Monte - Carnaubais

    FAZENDA EMPREGOS – ABRIL EMPREGOS HOJE
    DM 03 243 87
    DM 06 152 67
    DM 08 177 94
    DM 11 322

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.