Profissionais assuenses da Saúde concluem curso para gestão do SUS
dezembro 27, 2011
A equipe da Saúde da prefeitura do Assú agora conta com cinco profissionais mais qualificados para a gestão do SUS.
Os enfermeiros efetivos do município Daniela Soares, Dorotéa Maia, Erlane Nóbrega, Kadidja Paiva e Rômulo Freire concluíram agora em dezembro o Curso de Qualificação de Gestores do SUS (CQGSUS).
Rômulo, Erlane, Irací (tutora), Dorotéa e Kadidja Foto: Divulgação |
![]() |
Daniela, da equipe Baobá Foto: Divulgação |
A capacitação foi iniciada no mês de maio e foi ministrada pela Fiocruz, em parceria com a UFRN.
Para a conclusão do curso, a equipe dos profissionais assuenses – denominada de equipe Baobá – apresentou trabalho realizado por eles que melhorou o atendimento populacional no SUS no município de Assú.
O trabalho apresentado foi denominado de ‘Sistematização da Assistência de Enfermagem nos Programas do Controle do Câncer cérvico-uterino e de mamas no Ambulatório Municipal Dr. Ezequiel Epaminondas’.
Agora o melhor: dos 41 trabalhos de conclusão apresentados, o da equipe Baobá foi avaliado com média 9,45 e ficou classificado entre os melhores.
O coordenador do núcleo de combate às doenças endêmicas do município de Assú, enfermeiro Breno Stanley Martins, a enfermeira Tházia Luzia e a diretora do Centro Clínico, Marícia Gurjão, desistiram do curso na fase inicial.
Rabiscos do Samuel Junior: Acredito que algum dia nesse país, profissionais efetivos e que se preocupam com uma qualificação constante, assumirão de fato os cargos comissionados existentes na estrutura de seus órgãos.
Acredito que esses profissionais que continuam participando dos ‘bancos escolares’ de capacitação e atualização, deixarão os ‘bancos de reservas’ dos cargos de confiança, normalmente distribuídos com pessoas de fora desses órgãos.
Estou sonhando em excesso? Pode até ser. Mas, continuo no meu sonho.
Parceiro anunciante
3 Comentários
Parabéns a esses profissionais!!!
ResponderExcluirQuem bom ler notícias assim!!! Parabens p/ Daniela, Dorotéia, Erlane, Kadidja e Rômulo!!!!
ResponderExcluirNum país democrático como o Brasil, e num nordeste comumente negligenciado no campo da saúde, é importante que em cargos comissionados sejam nomeadas pessoas competentes e comprometidas com os beneficiados diretos e indiretos pela gestão pública. Parabéns à equipe Baobá, da cidade do Assú.
ResponderExcluirProf. Dr. Gilvan Melo - UEPB
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.