Sala de Situação para monitoramento de riscos e desastres naturais será inaugurada terça-feira

novembro 23, 2012

Será na terça-feira (27), a inauguração da Sala de Situação para monitoramento de riscos e desastres naturais. A iniciativa é do Governo do RN, por meio da secretaria estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

A estrutura, instalada na Semarh, vai monitorar variações de tempo, de solo, situações hidrológicas e a disponibilidade hídrica dos reservatórios do estado, podendo assim alertar com antecedência a possibilidade de inundações e secas. 
Foto: Assessoria de imprensa da Semarh
A rede de monitoramento é composta por 17 estações automáticas que enviam informações de possíveis chuvas e situação volumétrica de açudes e rios. As informações são enviadas aos técnicos na central para que eles façam suas avaliações.
As estações estão localizadas ao longo das bacias do Apodi/Mossoró e Piranhas/Açu que estão sendo monitoradas porque também irão receber as águas da transposição.
Com as informações de chuvas e de modelos hidrogeológicos que chegam ao sistema, é possível simular, por exemplo, a vazão de um rio, e assim os técnicos da ‘sala de situação’ podem apontar em quanto tempo a inundação chegará a uma área de risco.
A operação da sala se dará através de uma parceria entre Semarh, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.