Profissionais da Saúde discutiram curso de medicina em Assú

agosto 26, 2014

Profissionais da área médica participaram na noite desta segunda-feira (25), da explanação sobre o projeto pedagógico para o curso de medicina em Assú e Mossoró, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

A apresentação feita pelo reitor José de Arimatea de Matos e pela professora médica Andrea Taborna, consultora técnica da comissão de implantação do curso de medicina na Ufersa, aconteceu no Cine Teatro Pedro Amorim, em Assú.

Ao abrir a apresentação, o reitor da Ufersa, José de Arimatea de Matos, afirmou que a universidade já concluiu o projeto arquitetônico dos prédios e que até outubro, o projeto estrutural estará concluído para ser licitado.

Até o dia 25 de setembro será aberto edital para a contratação dos primeiros 15 profissionais que vão atuar no curso de medicina. Um segundo concurso, com mais 20 vagas, está programado para acontecer em janeiro de 2015.

Inicialmente, das 15 vagas a serem oferecidas, 9 são para médicos da família, 1 ginecologista, 1 pediatra, 1 clínico geral, 1 cirurgião e 2 vagas para profissionais de saúde. A carga horária será de 20 e 40 horas semanais. A comissão ainda não definiu a titulação do profissional a ser exigida no concurso.

Foto: Assessoria Ufersa
A professora médica Andrea Tarbona explicou que a finalidade da reunião foi ouvir os profissionais de saúde do Vale do Açu para um diagnóstico preliminar sobre a realidade local. Ela disse ainda que a proposta pedagógica tem como base as novas diretrizes curriculares que contempla 30% da grade do curso voltada para a atenção básica, ou seja, para a formação do profissional médico generalista.

Outra novidade é que as disciplinas da grade curricular serão substituídas por módulos interligados.

A infraestrutura do curso será composta por um prédio de quatro andares, comportando 12 salas de aula, 12 salas de tutoria, 8 laboratórios, biblioteca, sala de vídeo conferência, 10 laboratórios, 2 auditórios e 1 laboratório de habilidades em comunicação, além de outras dependências de apoio logístico.

Os médicos que estiveram presentes a reunião elogiaram a iniciativa da Ufersa em promover a discussão sobre a implantação do curso de medicina em Assú.

Para o prefeito de Assú, Ivan Júnior, a reunião serviu para iniciar o debate sobre o novo desafio do Vale do Açú que é a implantação da Ufersa com o curso de medicina na região. Ivan Júnior disse ainda que além do curso de medicina, o outro desafio é a construção de um hospital universitário na cidade.


Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.