Hospital Onofre Lopes com novas instalações

julho 02, 2018


No sábado, dia 30, aconteceu a inauguração das instalações do Bloco Cirúrgico Ambulatorial e da Central de Misturas Intravenosas (CMI) do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). Com investimento de R$ 1,5 milhão, o setor estará distribuído em um espaço de 160 metros quadrados, formado por salas de cirurgia, no primeiro andar do hospital.

Foto: Cícero Oliveira
A nova estrutura do bloco cirúrgico permitirá o funcionamento do regime de hospital-dia, com a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de doze horas. A implementação das cirurgias ambulatoriais contribuirá para a redução do uso de leitos hospitalares, deixando-os livres para atendimentos de pacientes que exigem cuidados mais complexos, além de reduzir as filas de alguns tipos de cirurgias.

A previsão é que cem procedimentos semanais sejam realizados no espaço. Já a CMI torna o Huol capaz de manipular medicação e nutrientes, com sistemas especiais de climatização e de barreiras anticontaminação, permitindo que procedimentos como quimioterapia sejam realizados de forma mais segura.

Foto: Cícero Oliveira
O ministro da Educação, Rossieli Araújo, participou da solenidade. Ele disse da relevância dos hospitais universitários, afirmando que “eles têm formado milhares de profissionais, prestado serviços de excelência que a sociedade, às vezes, nem percebe a ligação com a universidade. É importante frisar também que todos os indicadores são positivos: crescimento de procedimentos e de qualidade do serviço, sobretudo”.

A solenidade contou com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Willys Abel Farkatt Tabosa, além de parlamentares, superintendentes de hospitais federais potiguares e membros das equipes técnicas da UFRN e do Hospital Universitário Onofre Lopes. 

O presidente da Ebserh aproveitou para adiantar que, ainda neste ano, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) receberá um novo Centro Obstétrico. De propriedade da UFRN, os dois hospitais estão sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde 2013.

Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.