UFRN divulga nota sobre bloqueio orçamentário

maio 03, 2019

Nota à comunidade sobre bloqueio orçamentário

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa que verificou, na última quinta-feira, 02/05, um bloqueio orçamentário no sistema eletrônico de gestão financeira de parte dos recursos a ela destinados para o ano de 2019, na ordem de 60 milhões de reais. Os dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), indicam, dessa forma, um bloqueio na ordem de 30% nas ações destinadas à manutenção/custeio da Universidade e nas ações de investimentos, dentre as quais o fomento às ações de graduação, pós-graduação e pesquisa e à capacitação de servidores.

Além disso, já haviam sido realizados bloqueios de todas as emendas parlamentares autorizadas na Lei Orçamentária Anual. Entretanto, não foram objeto de bloqueio o orçamento destinado à assistência estudantil, despesas com pessoal e recursos de arrecadação própria. Ainda assim, considerando as restrições orçamentárias já impostas às IFES nos últimos anos, este bloqueio da ordem de 30% informado agora no início do quinto mês do ano, se transformado em corte, terá um impacto expressivo no funcionamento da instituição.

Com 116 cursos de graduação e cerca de 40.000 alunos matriculados, oferecendo também 94 programas de pós-graduação, os quais contemplam aproximadamente 5.500 estudantes em todas as áreas do conhecimento, a Universidade mantém uma ampla rede de equipamentos para oferta de serviços públicos, dentre os quais três hospitais universitários, museus, núcleo de educação infantil, parque poliesportivo e capacitação de professores na educação básica. Recentemente, a Universidade alcançou a liderança na Região Nordeste na concessão de cartas-patentes, o que atesta seu compromisso com a pesquisa, inovação, empreendedorismo e aproximação com o setor produtivo.

A UFRN agradece as manifestações de apoio e solidariedade vindas de membros dos mais diversos setores e instituições, dentro e fora da comunidade universitária. Neste sentido, esperamos que esta situação possa ser revertida e os recursos previstos sejam liberados para que possamos cumprir com nossa importante missão de instituição pública.

Ângela Maria Paiva Cruz
Reitora

José Daniel Diniz Melo
Vice-Reitor

...................................................................................................................................................................

Parceiro anunciante

3 Comentários

  1. Kkkkkkkkkkkk
    Vou rir..., Mais é da cara daquelas muitas pessoas que brigavam pelo traste louco que chamavam-o de"MITO!". O pobre que achava a turma do PT ruim, agora aguenta o tranco desse absurdo!
    O que esse louco do Bolsonaro quer é afundar o país matando a educação. Ora, até querendo se meter em guerra com a Venezuela esse peste tá. Coisa que o Brasil não fazia. Mais como a pátria que esse bosta de mente curta considera descaradamente é os Estados Unidos, então tá mais do que claro que o GOLPE foi tão verdadeiro que acabou o país caindo nas mãos de verdadeiros canalhas, mau caráter em todos os sentidos... Uma greve geral, isso sim deveria o Brasil fazer para tirar esse tirano do poder. Pobre besta, agora chupa o dedo. E rico safado também. Como disse o primeiro-ministro da educação de Bolsonaro: " universidade não foi feita para pobre besta!"

    ResponderExcluir
  2. Aviso ao Fabio que respeito é bom e faz bem aos dentes. Mais.respeito com o nosso Presidente e que se acostumando com as derrotas que os PeTralhas levaram e vão continuar levando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são os reais métodos de quem defende esse arremedo de presidente faz de contas. Pra seu governo não sou petralha como vc sugere. Pede respeito e não mostra respeito. Acostume-se vc com o que não presta. Quatro anos não é sinal de tempo e vontade de ditador tresloucado. Sua ameaça de quebrar meus dentes só me faz rir de seu espírito pobre e sem noção. Coitado! Nem imagina a quem tá ameaçando. Espere pra ver...
      Respeito merece quem respeito dá. E isso, com certeza anda longe da sua mente doentia. Não sou de brigas. Só desejo paz na sua vida, e Deus guiando luz pra iluminar sua alma escura.

      Excluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.