Cera do ouvido ajuda no diagnóstico precoce do câncer

setembro 01, 2019


Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) descobriram que a cera produzida no ouvido é capaz de ajudar no diagnóstico do câncer. A pesquisa do laboratório de Química da universidade identificou 27 substâncias que, se estiverem presentes na cera do ouvido, indicam a existência de câncer em alguma parte do corpo.

Com amostras do tamanho de um grão de arroz foi possível identificar quem estava doente. A ideia dos estudiosos é que, por ser simples, a análise da cera de ouvido se torne tão comum quanto um exame de sangue usado para detectar problemas de saúde.

A médica e professora da UFG, Melissa Avelino, afirma que “a cera tem uma ação anti-bactericida, de proteção da região e tem ação para proteger da entrada de corpos estranhos”. A pesquisa apontou que além de ser uma barreira, a cera também carrega informações importantes sobre o corpo humano.

Com a pesquisa, em cinco horas é possível verificar se o paciente tem ou não câncer. O estudo também revelou que o exame é capaz de detectar a doença ainda no estágio inicial, o que aumenta a chance de cura.

....................................................................................................................................................................................

Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.