Tremores de terra foram registrados no RN neste domingo

setembro 16, 2019


Estações do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) registraram neste domingo, dia 15 de setembro, uma sequência de tremores na região de João Câmara (RN). Pelo menos cinco eventos foram registrados entre 10h e 13h. O maior evento ocorreu às 11h14 e teve magnitude preliminar estimada em 1.5.

O epicentro do evento foi localizado na área de Riacho Seco, no município de Pureza, onde em março de 1989 ocorreu o segundo tremor em magnitude (5.0) da sequência de sismos entre 1986 e 1993 na região de João Câmara.

Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica o local da estação de Riachuelo (RCBR). A linha vermelha indica o traço da Falha de Samambaia. As áreas dos municípios relacionados a essa falha estão em destaque. Fonte: LabSis/UFRN, RSBR

Pesquisadores do LabSis/UFRN afirmam que nesse tipo de situação (ocorrência de sismos) é impossível saber como a atividade sísmica relacionada à Falha de Samambaia evoluirá. O LabSis/UFRN manterá um monitoramento permanente dessa atividade para obter dados que permitam informações sobre o que realmente está ocorrendo na região e que servem para orientar ações da Defesa Civil.

....................................................................................................................................................................................

Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.