Usuários de água no Vale do Açu que não se regularizarem poderão sofrer multas a partir de R$ 3 mil e terem o lacre e apreensão de bombas

outubro 09, 2019


Para auxiliar a formalização de pedidos de regularização de usos de recursos hídricos da bacia do rio Açu, a Agência Nacional de Águas (ANA) montou escritórios itinerantes em quatro cidades da região: Assú, Carnaubais, Ipanguaçu e Alto do Rodrigues. Os representantes da ANA auxiliam os usuários da água já previamente cadastrados a solicitarem outorga de direito de uso de recursos hídricos. A ação é realizada em conjunto com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). 

Durante a campanha de regularização, os usuários que usam ou planejam utilizar águas do rio Açu, que é perenizado pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, e já receberam visita da ANA em suas propriedades, deverão comparecer aos postos itinerantes da ANA portando CPF.

Em Assú a ação teve início nesta terça-feira, 8 de outubro, e prossegue até sexta-feira, 11, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, no centro da cidade.

Informações recebidas pelo RSJ apontam que, infelizmente, o comparecimento dos usuários de água de Assú nesses primeiros dias não está correspondendo a expectativa dos representantes da ANA. Os usuários estão desperdiçando a oportunidade de se regularizar. E se arriscando, pois as multas em caso de irregularidade, como o uso da água sem outorga, custam a partir de R$ 3 mil, além do lacre e apreensão de bombas e outros equipamentos.

É bom ressaltar que, mesmo para os usuários de água que não dependam de outorga, uma resolução conjunta ANA/Igarn determina que esses usuários também precisam ser regularizados no sistema Regla para fins de obtenção de declaração de regularidade, desde que previamente cadastrados em campo pela ANA.

A regularização dos usuários de água é importante para que a Agência Nacional de Águas realize a gestão de recursos hídricos da bacia com dados mais precisos sobre as demandas do recurso pelos usuários da região. As informações também permitem que a ANA faça uma fiscalização mais eficaz na bacia, uma vez que os usuários passam a utilizar a água de forma regular.

O cronograma da campanha prosseguirá no Vale do Açu de 15 a 18 de outubro, em Carnaubais; de 22 a 25 de outubro, em Ipanguaçu (RN), e de 29 de outubro a 1º de novembro, em Alto do Rodrigues.

.....................................................................................................................................................................................




2 Comentários

  1. Para quem tem poços no Seridó sem ser em leito de rios, como se regularizar.

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que você procure um representante do CBH/PPA - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu na região do Seridó. Emídio é um deles. Acredito que Procópio, do Seapac, também possa orientar você.

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.