Prefeitura divulga nota sobre divergência entre os dados do comitê local com casos suspeitos do coronavírus e os dados da Sesap

março 23, 2020

O comitê local informa que são quatro casos suspeitos do coronavírus em Assú. O boletim da Sesap, divulgado na noite de ontem, diz que são seis casos.

Sobre essa diferença, a prefeitura de Assú divulgou uma nota. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Parceiro anunciante

BOLETIM COVID-19

A coordenação do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Municipal de Gestão da Emergência em Saúde Pública Decorrente do Coronavírus (COVID-19) em Assú esclarecem, de público, a razão da divergência entre os dados suspeitos do coronavírus anunciados localmente e pelo boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde Pública - SESAP.
1 - O gráfico produzido na esfera municipal traduz fielmente os indicadores constatados no âmbito da área geográfica do Assú. Deixando claro: reproduz estritamente os atendimentos verificados na rede pública de saúde distribuída no município.
2 - De maneira distinta, a SESAP contabiliza as ocorrências referentes a todo o espaço territorial do RN. Ou seja, um usuário do serviço de saúde pública que seja domiciliado em Assú e tenha atendimento em Natal, para exemplificar, é automaticamente inserido na estatística do município, mesmo a origem da demanda não tendo se observado em Assú. Para dar mais compreensão ao fato: os casos notificados como sendo de Assú, mas não catalogados no município, foram observados em Natal, Tibau e Mossoró. Significam exatamente os três dados que estão além da totalização em Assú, até então.
3 - Portanto, inexiste qualquer discrepância no acompanhamento técnico dos registros suspeitos de COVID-19, e sim, uma metodologia de identificação diferente.

3 Comentários

  1. Facim facim de resolver esse impasse e chegar ao número real. Soma os números da prefeitura com os da sesap e o resultado da soma é o real números de casos.
    Prefeitura. 04
    Sesap. + 06
    Total = 10 casos.

    ResponderExcluir
  2. Será que os dados são fidedignos?
    Ou estão divulgando um baixo número para a população não entrar em pânico?
    QUEM sabe?
    A questão é, se não estão divulgando os dados reais, a população entende que ainda existe segurança, e é aí que mora o perigo, uma sensação de falso positivo na segurança das pessoas.
    Antonio

    ResponderExcluir
  3. Será que estão identificando e isolando as pessoas que tiveram contato com esse médico e com os outros que estão com os sintomas do coronavírus?

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.