Sindsaúde lança carta à governadora Fátima Bezerra e ao prefeito Álvaro Dias

março 18, 2020


O Sindicato dos Servidores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN) lançou uma carta à governadora Fátima Bezerra e ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, com dezoito pontos como medidas emergenciais de enfrentamento e combate ao novo coronavírus. Confira alguns desses pontos:

Suspensão do projeto da reforma da previdência que tramita na ALRN e de qualquer outro que retire direitos.

Execução imediata da dívida das grandes empresas ao estado do RN, que somam mais de R$ 8 bilhões e destinação desses recursos na saúde pública e demais serviços à população.

Suspensão imediata do contrato e pagamento a Arena das Dunas e destinação desses recursos aos interesses da população, com investimentos na saúde pública.

Suspensão dos expedientes sem redução de salários, direitos e sem penalidades para a população, em repartições públicas que concentrem mais de cem pessoas.

Cobrar que o Governo do RN solicite do governo federal recursos para a saúde do estado para combater a pandemia e pagar os salários atrasados dos servidores da saúde, que são os servidores mais expostos ao coronavírus.

Pagamento dos concursados da saúde do estado que estão trabalhando há meses sem receber.

Contratação imediata dos últimos convocados do concurso da saúde do estado com dispensa de tramitação burocrática para a efetivação e garantir a realização emergencial dos exames na rede pública para os convocados do concurso.

Não fechamento de nenhum hospital e unidade de saúde.

Reestruturação e ampliação urgente da rede hospitalar com a construção de mais leitos de UTI e um outro hospital nas mesmas proporções do HWG para tratar exclusivamente dos pacientes com o vírus.

Garantir EPI’s e insumos a todos os profissionais de saúde, e implantação imediata da insalubridade de 40%.

Fornecer treinamento aos servidores.

Garantir as progressões (mudança de nível) 2017, 2018 e 2019 dos servidores da saúde estadual e revisão imediata das perdas salariais.

Todas as instituições de saúde particulares devem ser obrigadas a atender suspeitos de infecção pelo coronavírus, sob pena de suspensão do alvará de funcionamento.

Revogar o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da prefeitura de Natal.

Convocação imediata de todos os aprovados (cadastro de reserva) do último concurso do município de Natal e do estado (dispensa de tramitação burocrática para a efetivação).

Valorização de todos os trabalhadores da saúde da atenção básica, unidades de pronto atendimento, Samu, saúde mental, maternidades do município de Natal e demais municípios do RN com a implantação das gratificações adicionais, mudança de nível, promoção e progressão salarial e reajuste salarial.

Instituir um protocolo de afastamento dos profissionais da saúde do grupo de risco conforme decreto, garantindo seu afastamento sem perda salarial.

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.