Agentes comunitários de saúde reclamam da falta de equipamentos de proteção
junho 03, 2020
Em audiência virtual da Câmara dos Deputados, na comissão que acompanha as ações relativas ao coronavírus, representantes dos agentes comunitários de saúde afirmaram, nesta terça-feira, que até agora os profissionais da categoria não receberam equipamentos de proteção individual (EPIs) em quantidade suficiente para fazer os atendimentos nos municípios.
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Ilda Correia, revelou que faltam orientações e o sentimento entre os agentes é de “abandono”. Ela reclamou que “nós não tivemos orientação, inclusive, sobre a doença em si. Tudo que os agentes de saúde fizeram nos primeiros meses foi do que viram pela grande mídia e pelas redes sociais. Ninguém teve a preocupação de nos capacitar".
Ilda Correia disse que os agentes também querem fazer testes para Covid-19 para saber se têm condições de sair às ruas. Segundo ela, pelo menos 45 agentes morreram até agora no país por contaminação pelo novo coronavírus. Ela também defendeu um adicional de insalubridade de 40%.
Os 400 mil agentes comunitários que atuam no país são pagos pelo governo federal para atuarem junto às famílias mais vulneráveis na prevenção de doenças e promoção da saúde.
————————————————————————————————————————————————————————
Parceiro anunciante
1 Comentários
E é porque o administrador(?) do município é formado em Medicina hem????????????
ResponderExcluirOs comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.