Coluna: Vai uma ‘Taça de Vinho’? *
agosto 16, 2020* Samuel Nário, apreciador e em busca de curiosidades, novos sabores e experiências sobre vinhos. Um aprendiz permanente sobre vinhos
Dia de domingo... Dia de amenidades... Dia de conversar sobre vinhos...
Tipos de taças
O recomendado é que você tenha diferentes modelos de taça para diferentes tipos de vinho. Mas, para simplificar é bom ter as taças descritas a seguir.
Taças para espumantes
São bem mais estreitas para que as bolhas e o frescor se concentrem em um espaço menor e permaneçam por mais tempo.
Taças para brancos e rosés
São menores e mais estreitas para conservar o frescor do vinho e sua temperatura.
Taças para tintos
Possuem o bojo mais largo para permitir maior contato do ar com a superfície da bebida.
Segurando a taça 1
A princípio pode parecer besteira ou mais uma das inúmeras regras chatas que dificultam ainda mais o consumo de vinho. Mas, saber como segurar uma taça de vinho corretamente é importante. Segurar a taça de forma inadequada pode interferir na percepção das reais características – visuais, aromáticas e gustativas – do vinho.
Segurando a taça 2
É importante sempre segurar a taça pela haste, pois é para isso que ela existe. Segurando-a pelo bojo o calor de sua mão aquece o vinho, prejudicando a temperatura correta de serviço.
Dica do dia
Casillero Del Diablo Cabernet Sauvignon 2016:
Tipo: Tinto
Uva: Cabernet Sauvignon
Safra: 2016
País: Chile
Região: Valle Central
Vinícola: Viña Concha Y Toro
Ato do brindar
Existe uma versão poética para o ato de tilintar as taças ao brindar. Dionísio, o deus grego do vinho e da fertilidade, teria iniciado a prática de fazer som percutindo as taças umas nas outras para tornar completa a experiência sensorial de degustar-se um vinho. Essa, até então, só evocava quatro dos cinco sentidos: visão, olfato, tato (na boca) e paladar. A audição estava ausente.
Tim-tim
Um bom domingo e tim-tim!!!!!!
——————————————————————————————————————————————————————
Parceiro anunciante
5 Comentários
Que bom!!!! Aos poucos vamos aprendendo sobre essa bebida que vem aumentando o consumo dia a dia!
ResponderExcluirLegal!!!! Uma boa conversa p um domingo!!!!!! Parabéns Samuel!!!
ResponderExcluirBoa matéria! Que venhas mas dessas...
ResponderExcluirCaro Samuel, respeito muito o seu gosto pelo vinho, mas se pra tomar essa bebida precisa de tanta frescura, me desculpe. Mas prefiro tomar bebidas menos nobres.
ResponderExcluirrsrs Caro João Wanderley no dia a dia fica tudo muito simples. É igual a tomar uma boa cerveja, por exemplo... O bom cervejeiro também escolhe o melhor copo para apreciar sua cerveja... Ou quem gosta de um bom uísque, que não toma uma dose num copo 'americano'. Viu que não tem muita frescura!!! rs
ResponderExcluirOs comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.