Professores da Uern-Assú revelam que impactos da Covid-19 provocaram queda de receita nas culturas de manga e banana no Vale do Açu

agosto 07, 2020

Os professores Joacir Rufino de Aquino (Economia) e Raimundo Inácio da Silva Filho (Geografia), do campus Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), participaram nesta quinta-feira, pela plataforma Google Meet, de reunião do comitê gestor do Território Açu-Mossoró 2, do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste.

Os professores apresentaram e discutiram sobre os ‘Impactos da Covid-19 na fruticultura irrigada (banana e manga) do Vale do Açu’, estudo produzido a partir de um questionário aplicado durante o mês de julho deste ano com 33 fruticultores da região.

Os questionários, aplicados em parceria com à Associação dos Produtores de Manga (Asprom), Emater-RN e BNB, coletaram informações sobre aspectos como área produtiva e colhida, produção, produtividade, canais de comercialização, variação de preços, acesso a crédito, entre outras variáveis.

O levantamento revelou que os fruticultores do Vale do Açu enfrentam diversos problemas, destacando-se a baixa produtividade, em comparação a outras áreas produtoras do Nordeste, e foram atingidos diretamente pela pandemia.

Os efeitos da crise foram mais severos com o segmento da manga, que, segundo estimativas do estudo, teve uma queda de receita no primeiro semestre de 2020 de -41% em relação ao mesmo período do ano passado. Já no caso da banana, as perdas foram menores, mas, mesmo assim, significativas: -15%.
——————————————————————————————————————————————————————
Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.