Vale do Açu tem UTIs

agosto 19, 2020

Aconteceu nesta terça-feira a solenidade de entrega de novos leitos no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú. A governadora Fátima Bezerra esteve na cidade para participar do evento.

Para tratamento exclusivo Covid, foram ativados dez leitos de UTI e seis leitos clínicos, que já estão em funcionamento, e mais dois leitos serão instalados até o final do mês. A unidade ganhará reforço também no setor de internação geral: dez leitos clínicos serão instalados nas próximas semanas, para reativação de um setor que estava parado havia quatro anos.

Os dez leitos de UTI exclusivos para tratamento Covid entregues se somam aos quatro leitos clínicos e dois de estabilização, com respiradores, monitores de sinais vitais, aspiradores e desfibriladores, abertos no dia 10 de junho. Desde então, foram registrados 31 pacientes recuperados e que tiveram alta hospitalar.

Foto: Elisa Elsie

O Governo do RN investiu R$ 437 mil, através da Sesap para a estruturação dos novos leitos. Os seis monitores e dez respiradores usados nas UTIS foram doados pelo projeto Todos Pela Saúde. O Estado também custeou materiais e insumos como roupas de cama e banho, além de ter assumido contratos de manutenção, como a gasometria, que vão aumentar o custo mensal da unidade.

A Sesap aumentou e capacitou a equipe técnica que atua no hospital: 61 profissionais foram lotados na unidade, além da contratação da Cooperativa Médica para cobrir 124 plantões de 12 horas por mês. A secretaria também ofertou duas capacitações em ventilação mecânica para todos os profissionais que atuarão na UTI. Atualmente o hospital conta com 245 servidores efetivos e 47 contratados de limpeza e vigilância e 65 servidores temporários.

A instalação de novos leitos só foi possível graças à reforma realizada no local, no valor de R$ 640 mil, financiada com recursos federais destinados aos gastos com saúde na pandemia. O projeto contemplou novos pontos elétricos, pintura, recuperação de banheiros, adequação nos leitos e parede de isolamento.

Foto: Elisa Elsie

Ainda em 2020, foi realizada a informatização da farmácia central do hospital, possibilitando maior controle na distribuição de insumos e medicamentos, regularizando estoque e evitando faltas tão comuns no passado. Em maio de 2019, por meio do Banco Mundial, foi encaminhada uma ambulância para a unidade.

O Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos tem área de abrangência para atendimento de pacientes dos seguintes municípios: Assú, Fernando Pedroza, Angicos, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Porto do Mangue, Carnaubais, Paraú e Triunfo Potiguar.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social (Assecom) do Governo do RN
—————————————————————————————————————————————————————————————————————
Parceiro anunciante

2 Comentários

  1. Excelente matéria, Samuel! Bem explicativa e responsável. Falou que os recursos são do governo federal e os leitos, além de exclusivos para enfrentamento da pandemia, são temporários. Parabéns pela transparência na matéria. Os políticos envolvidos na inauguração deveriam ter feito o mesmo.

    Julia, MP.

    ResponderExcluir
  2. Nessa campanha vai ter político do Assú que vai dizer que a UTI do Regional foi ato dele e da governadora, mas o povo não é mais besta não viu político????????

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.