MP Eleitoral pede cassação do diploma de prefeito, vice-prefeita e vereador eleitos em Assú
dezembro 17, 2020O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte (MPE) está movendo uma ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder político em desfavor de três políticos eleitos em Assú e mais cinco pessoas. São alvos da ação o prefeito reeleito, Gustavo Montenegro Soares, a vice-prefeita eleita, Fabielle Cristina de Azevedo, e o vereador reeleito Francisco de Assis Souto (Tê).
Os intermediadores das compras de votos eram pessoas de confiança do prefeito e do núcleo principal da campanha, tendo um deles, em conversa via whatsapp, evidenciado que agia em nome de Gustavo.
A Promotoria da 29ª Zona Eleitoral iniciou as investigações por causa de denúncias recebidas após a realização da eleição, em 15 de novembro de 2020. As informações davam conta de que “compra” de votos teriam beneficiado o candidato reeleito para o cargo de prefeito de Assú.
Com as providências investigatórias, o Ministério Público Eleitoral concluiu, inclusive, que a compra de votos foi superior à diferença de votos entre os candidatos ao cargo de prefeito, o que revelou a lesividade concreta das condutas para a legitimidade e normalidade do pleito. Isso significa que a quantidade de votos “comprados” foi suficiente para alterar o resultado final da eleição.
O MPE está pedindo ao Juízo da 29ª Zona Eleitoral que casse o diploma de prefeito e vereador eleitos: Gustavo Montenegro Soares e Francisco de Assis Souto, respectivamente, e os declare inelegíveis para as eleições a se realizarem nos próximos 8 anos.
Para Fabielle Cristina de Azevedo, o pedido é de cassação do diploma de vice-prefeita e para as demais pessoas acusadas na ação, de inelegibilidade para as eleições nos próximos oito anos.
===========================================================================
Parceiro anunciante
3 Comentários
A justiça finalmente será feita e todos deverão serem cassados os direitos políticos por Oito Anos. A Oligarquia Soares imaginava que tudo podia, mas a Justiça botou freio e vai cassar os mandatos de quem praticou atos ilícitos na campanha.
ResponderExcluirA novela está apenas começando vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos espero que o final sejá Feliz pra quem foi prejudicado nessa eleição
ResponderExcluirAcho q essa novela vai ser com o malhação da Globo. Nunca acaba... o prefeito assume termina o mandato é a novela n acaba.
ResponderExcluirOs comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.