Cenários do PIB

março 23, 2021

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Informe Conjuntural do 1º trimestre do ano, divulgado nesta segunda-feira, prevê que a economia brasileira, medida pelo Produto Interno Bruto, vai crescer 3% em 2021, em um cenário que considera o retorno da atividade econômica em maio, com a redução das medidas de isolamento social e controle da pandemia.

A CNI avalia dois outros cenários, um mais otimista e outro mais pessimista.

No mais otimista, embora muito improvável, o PIB brasileiro poderia crescer 4,5% este ano. Para isso ocorrer, segundo a previsão, será necessário que as medidas de isolamento já adotadas sejam suficientes para desafogar o sistema de saúde e sejam flexibilizadas ao fim de abril ou início de maio.

No cenário pessimista, a CNI argumenta que a piora significativa da situação sanitária obrigará o poder público a endurecer as medidas de distanciamento social e de restrição da atividade econômica, que também durarão mais tempo. Nesse cenário o país teria, em 2021, um crescimento do PIB reduzido a 0,6%.




0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.