Conselho alerta sobre possível colapso no abastecimento de oxigênio
março 19, 2021O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) divulgou nota nesta sexta-feira, sobre a situação da aquisição de oxigênio nos municípios potiguares.
Em trecho da nota tem que no levantamento realizado entre os dias 17 e 18 de março, pelo próprio conselho, participaram 117 municípios, ou seja, 70,05% dos municípios do RN.
![]() |
Parceiro anunciante |
Outros 11,11 % dos municípios sinalizaram que o estoque de oxigênio já é insuficiente para atender a demanda atual. Já 29,05% dos municípios sinalizaram não haver dificuldades com o estoque de oxigênio.
O levantamento também detectou que, atualmente, 54,2% dos municípios que responderam já estão com dificuldades em comprar oxigênio, que 84,7% não possui sistema de gases canalizados, que 97,7% não possuem tanques de oxigênio e que 88,5% têm necessidade em aumentar o número de cilindros em suas estruturas.
A nota assinada pela presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia Soares, revela que “o colegiado já encaminhou demanda ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) comunicando sobre o possível colapso no abastecimento de oxigênio ao mesmo tempo em que cobrou medidas viáveis para solucionar o problema".
0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.