RN é o primeiro estado a licenciar a modalidade de condomínio na produção de camarão
junho 16, 2021Projeto de carcinicultura em condomínio, no município de São Bento do Norte, recebeu hoje a licença prévia do Idema. A empresa Andorra, Investimentos e Empreendimentos Ltda recebeu a autorização com validade de dois anos.
Com essa nova modalidade de projetos de carcinicultura, o RN sai na frente e amplia a possibilidade de pequenos investidores também atuarem nesta atividade.
A empresa já tem condição de apresentar definitivamente o projeto executivo e solicitar a licença de instalação, de operação e, em seguida, fornecer lotes para os condôminos.
O novo formato de empreendimento proporcionará mais desenvolvimento econômico para São Bento do Norte e região, minimizando impactos que existam com a implantação da atividade, pois, como exemplo, o projeto licenciado utilizará água oceânica no processo de cultivo de camarão.
Nessa modalidade, o empreendedor não necessitará estar presente, já que será administrado pelo condomínio, mas o condômino terá controle e acesso diretamente pelo celular a respeito de tudo que ocorre em seu lote.
O formato de condomínio é um negócio integrado entre pequenos e médios produtores, permitindo o ganho em volume e remuneração equiparada à de grandes produtores. Os moldes da nova atividade são semelhantes à administração de um condomínio de imóveis, com lotes e estrutura de administração própria.
O Projeto de Carcinicultura Marinha possui uma área total de 20,637 ha, sendo 14,737 ha de área produtiva, referente a 9,60 ha de espelho d'água de 24 viveiros, 0,617 ha de berçários, 3,69 ha de diques e 0,83 ha de canal de drenagem. Na concepção do projeto também consta 2,35 ha de bacias de decantação e de tratamento de efluentes, 1,70 ha de reservatórios e 1,85 ha de área administrativa.
Parceiro anunciante
0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.