Operação Penumbra cumpre mandados de busca e apreensão no RN, PB, MS, GO e RJ

maio 18, 2022

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, deflagrou nesta quarta-feira, 18, a operação Penumbra, para identificar possível envolvimento de investigados em atividades ligadas a roubo de bancos e a lavagem de capitais decorrentes da atividade criminosa.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Jucurutu (RN), Patos (PB), Chapadão do Sul (MS), Águas Lindas (GO) e Rio de Janeiro (RJ). Medidas de sequestro de contas e bens também estão sendo objeto de cumprimento. Participam ainda da ação, 8 auditores da Receita Federal.

Na investigação foram levantadas informações dando conta de esquemas de obtenção de vantagem econômica ilícita conhecida popularmente como agiotagem, e lavagem de dinheiro em bens advindos de tal delito, tendo a Receita Federal passado a se aprofundar na análise fiscal dos envolvidos.

Os levantamentos comprovaram ainda, a utilização de laranjas e a suspeita de que empresas de fachada podem ter sido criadas no últimos anos para movimentar a quantia arrecadada pelo grupo criminoso, conduta tradicionalmente tipificada como lavagem de dinheiro.

Também foi apurada a existência de associação entre os investigados, o que configura conduta de organização criminosa, dada a estrutura hierárquica e a divisão de tarefas.

O nome da operação remete ao fato de que os alvos “agiam na sombra”, em nome de laranjas e criando empresas de fachada.


Parceiro anunciante



0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.