Candidatos à presidência participaram do primeiro debate da campanha: confira detalhes
agosto 29, 2022Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) estiveram na noite deste domingo no debate promovido por Band, UOL, Folha de S. Paulo e TV Cultura.
Acompanhe abaixo alguns detalhes sobre o debate:
Simone Tebet, a quarta colocada nas pesquisas, concentrou ataques ao presidente Bolsonaro.
Alguns analistas políticos tiveram a impressão que Lula evitou o confronto direto no debate com Bolsonaro, o que o rendeu críticas ao petista por parte de seus próprios apoiadores.
De Bolsonaro para Lula: "Seu governo foi o mais corrupto".
Observadores analisam que Ciro Gomes foi bem durante o confronto, mas menos que Simone Tebet.
Petistas avaliam que o ex-presidente Lula nem ganhou, nem perdeu. A principal crítica é de que ele foi mal no embate com Bolsonaro sobre corrupção, no primeiro bloco do debate.
A avaliação é de que Lula cresceu quando mencionou beneficiados dos programas sociais criados nos governos petistas, ao responder a senadora Soraya Thronicke.
Um analista opina que Bolsonaro foi o grande perdedor. Lula vai alterar pouco nos indecisos. Bolsonaro vai perder na repercussão.
A jornalista Vera Magalhães fez uma pergunta sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI). O presidente disse: “Vera, não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim, tem uma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como essa, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”.
A candidata Soraya Thronicke reagiu às falas do presidente Bolsonaro sobre a jornalista Vera Magalhães: “Quero aproveitar, sou muito tranquila, vim na paz, bandeira branca. Mas quando eu vejo o que aconteceu agora, com a Vera, eu fico extremamente chateada”. E destacou: “Quando homens são tchutchuca com outros homens e viram tigrão para cima de nós mulheres, eu não aceito. No meu estado, mulheres viram onça e eu sou uma delas”.
A Quaest monitorou as menções no Twitter, Facebook e Instagram aos seis candidatos que participaram no debate da Band. O monitoramento apontou os que receberam mais menções negativas: Soraya Thronicke (68%), Luiz Felipe D’Ávila (66%) e Bolsonaro (65%).
E você? O que achou do debate?
Parceiro anunciante
11 Comentários
Na minha avaliação quem teve o melhor desempenho, foi o candidato pra mim desconhecido: Felipe D`ávila, muito preparado, gostei muito.
ResponderExcluirO candidato privatiza tudo, que diz que o professor não sabe ensinar e chama Lei Maria da Penha de Maria da Paz? Péssimo.
Excluirmeu caro desconhecido, eu ainda não defini o meu voto vou aguardar mais debates, porém concordo com o candidato Felipe no tocante a privatização, não gosto da idéia de ter uma máquina estatal pesada, tomando nosso dinheiro, e devolvendo serviços públicos de péssima qualidade em todas as áreas, tais como: Educação, quem pode paga escola privada. Saúde, quem pode paga plano de saúde. Segurança, quem pode paga vigilância, carro blindado etc. infraestrutura, estradas deterioradas quebrando carros e tornando o transporte mais demorado e mais caro, encarecendo também o preço das mercadorias. Os que podem podem. e o povo pobre fica sem saúde, sem educação sem sem segurança, sem nada. Tenho bastante dificuldade em encontrar um serviço de qualidade prestato pelo governo. Se vc prefere o Estado monstro comandando nossas é um direito seu, e eu respeito, porém em uma eleição procuro me comportar como eleitor analisando as propostas e o passado do candidato. Talvez vc se comporte de modo diferente, talvez como se aleição fosse uma partida de futebol que vc já tem seu time. Talvez vc assiste um debate não para escutar os candidatos, e sim para torcer pelo seu candidato já escolhido, por mais besteiras que ele fale, ou por mais malfeitos que faça, mesmo assim vc torce por ele. Já eu não sou fã de candidato. Nem conhecia o Felipe, mas ele se mostrou como realmente é. respondeu tudo que foi lhe perguntado, não fugiu de respostas. um abraço, meu nome é João Wanderley.
ExcluirSem contar que o candidato do Novo é hipócrita. Defende ser "gente como a gente", critica o fundão eleitoral, mas tem o maior patrimônio de todos os candidatos.
ExcluirNão tem geito, o brasileiro já sabe em qual candidato vai votar.
ResponderExcluirSabe mesmo. Vem Lula 13!
ExcluirO RN vai ser o velho Lula e Dona Fátima!
ResponderExcluirJonas k
Ficou claro que Ciro Gomes e Simone Tebet foram os melhores no debate. Agora é acompanhar as próximas pesquisas para saber se vai se reverter em intençaõ de voto
ResponderExcluirO Bolsa virou tchutchuca no debate
ResponderExcluirGostei do Lula. Foi sereno, pacífico e transparente, sem cair nas armadilhas baixas dos opositores. Mostrou experiência e muito preparo. É assim, sem malabarismo, que se vence um debate. Política não é ringue.
ResponderExcluirEm Assu tem eleitores do tchutchuca que vão morrer de raiva com a volta do lula
ResponderExcluirOs comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.