Fatos & Coisas da Extensão Rural do RN

fevereiro 19, 2023

*Samuel Nário Fernandes Junior

Oferta de parceria agricultor/agrônomo rejeitada

Reprodução
O agricultor Joaquim Apolônio, da comunidade Panon, município de Assú (RN), procurou o engenheiro agrônomo da Emater-RN, Lourinaldo Soares, para ele elaborar um custeio agrícola para plantio de algodão, milho e feijão.

Lourinaldo começou a fazer os cálculos dos custos e das receitas das três culturas. Em seguida, mostrou a seu Joaquim o resultado.

Seu Joaquim ficou admirado – e escabreado - com o superávit financeiro apresentado com o plantio das três culturas. Afinal, era coisa de tirar qualquer cidadão de um aperreio financeiro.

Olhando para Lourinaldo, ele perguntou: “Lourinaldo, qual o seu salário na Emater?"

Lourinaldo respondeu e seu Joaquim, em cima da bucha, disparou: “Então vamos fazer uma parceria comigo nesse plantio. Afinal, o que vai tocar para você em dinheiro é mais do que a metade do que você ganha de salário em um ano!!!”

Mas, parece que o agrônomo da extensão rural não gostou muito da ideia, pois ele não quis fazer a parceria com seu Joaquim.

O técnico que contou o fato a esse rabiscador comentou que seu Joaquim deve ter saído do escritório da Emater de Assú ainda mais escabreado com aquele superávit financeiro apresentado por Lourinaldo. E encucado com uma grande dúvida: “Será que Lourinaldo não acredita nesses cálculos? São só números para serem apresentados ao banco? Ou ele já está tão bem financeiramente que não quer mais ter dor de cabeça com possíveis pragas e doenças das culturas?”

*Samuel Nário Fernandes Junior é engenheiro agrônomo aposentado e, na atualidade, é editor do Rabiscos do Samuel Junior (RSJ) - www.blogrsj.com




1 Comentários

  1. Agora os domingos são mais animados com os fatos e coisas contados por Samuel!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.