Falésias em alto risco de desabamento

março 27, 2023

 

Foto: Ascom/Parnamirim - Ana Amaral

No Rio Grande do Norte, as falésias são sem dúvida um dos atrativos turísticos. Mas, para desfrutar desse atrativo, é necessário ter precauções.

É o caso das falésias e encostas das praias do município de Parnamirim (RN).

Elas estão em situação de alto risco de desmoronamento. Foi o que constatou uma das equipes da Defesa Civil do município em vistoria realizada neste sábado, 25.

Em alguns trechos, já nas próximas chuvas, ou mesmo a qualquer momento, pode haver a queda de parte dos paredões.

Em Cotovelo, as rachaduras são tão aparentes que é possível ver por entre as fendas, às vezes de um ou até mesmo dois centímetros.

Já na região conhecida como ‘prainha’, com circulação de pescadores e banhistas, muitas encostas já desabaram nos últimos 15 dias.

Ainda assim, não é difícil encontrar pessoas perto demais dessas áreas, sem se importar com o grande perigo que estão correndo. Agentes da Defesa Civil abordaram banhistas, pessoas que caminhavam na orla e turistas que vêm em busca de fotos perto demais do precipício das falésias.

A área está toda sinalizada com placas e com uma equipe de plantão praticamente o dia todo, para evitar que acidentes aconteçam no local.

A orientação é que na orla - área mais baixa -, as pessoas não busquem abrigo próximo de encostas e falésias. Na parte superior, nos paredões, não se aproximar demais da borda para fazer fotos ou mesmo contemplação. Uma distância segura, de 10 a 15 metros da borda, deve sempre ser respeitada, com ou sem a presença de agentes no local.




0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.