Empresa chinesa pretende investir R$ 2,5 bilhões em energia solar em Assú

junho 17, 2023

O grupo chinês CITIC Group Corporation está negociando a aquisição da construção de um projeto de energia solar no município de Assú (RN).

O diretor geral Ma Xuefeng e Cai Jie, analista de investimento, estiveram reunidos com a governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira, 16, para discutir o investimento que será de R$ 2,5 bilhões, com perspectiva de gerar de 400 a 500 empregos diretos na região durante a fase de implantação.

O projeto já tem capacidade de conexão, e as obras têm previsão de início para novembro de 2023, com mais de 600 MWp de potência instalada. Esse é o primeiro investimento da empresa chinesa no Nordeste.

Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN
Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado do Rio Grande do Norte, explica que “o projeto é muito grande, e o período de construção também é grande, são quase três anos de implementação, isso tem um impacto importante na economia local, porque existe uma movimentação não só na geração de empregos, mas no setor econômico de Assú. Porque demanda a parte de infraestrutura para atender um empreendimento desse tipo”.

Ele ressalta ainda que a empresa se instalando no local provoca o aumento da geração de ISS com as empresas subcontratadas, além da terceirização, desde o fornecedor do equipamento ao profissional que irá prestar manutenção dos caminhões, fornecedores da parte de alimentação, pousadas, e toda uma cadeia ao redor do projeto.

O CITIC Group é uma empresa de investimento estatal chinesa, e ocupa o 35º lugar na lista das 500 maiores empresas chinesas. Está na lista da revista Forbes como uma das 150 empresas mais lucrativas do mundo. Eles já atuam no Brasil através de uma filial no fornecimento de equipamentos para a indústria, principalmente de mineração.

Atualmente o CITIC Group tem 44 subsidiárias, incluindo China CITIC Bank, CITIC Limited, CITIC Trust e CITIC Merchant na China, em Hong Kong, nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Além disso, está presente em 23 países da Ásia, África e América Latina.


 




0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.