Implantação do curso de Medicina no Vale do Açu foi tema da reunião da governadora com ministro da Educação

outubro 25, 2023

Em audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, a governadora Fátima Bezerra tratou de temas para o avanço da Educação no Rio Grande do Norte.

No encontro, entre outros assuntos, foi discutida a criação do curso de Medicina no município de Assú (RN), via Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), beneficiando todo o Vale do Açú.

A governadora disse que “é uma reivindicação muito especial, de retomada de um sonho, de uma luta que começou quando eu ainda era deputada federal”.

Enquanto deputada federal, em 2013, Fátima Bezerra propôs a criação dos cursos de Medicina na Ufersa (Mossoró e Assú), época no qual o governo federal decidira pela interiorização das ofertas de vagas do ensino superior, sobretudo na área da Saúde, através do Programa Mais Médicos.

A necessidade da instalação do curso de Medicina no Vale do Açu se justifica através de documento emitido pela comissão em Defesa da Instalação do Curso de Medicina na região de Açu, que destaca a escassez de profissionais dessa área nos municípios da região, fato este comprovado pela pesquisa ‘Demografia Médica no Brasil 2023’, realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no qual foi constatado que o interior do estado do Rio Grande do Norte conta com apenas 0,85 médico para cada 1.000 habitantes, número inferior à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1/1000.

A governadora revelou que o ministro Camilo Santana foi bastante sensível a esta pauta. Confira fala da governadora:






3 Comentários

  1. July Lopes25/10/23 16:32

    Deveria ser pauta a falta de médicos na UPA e no REGIONAL

    ResponderExcluir
  2. Camilo Reis26/10/23 07:12

    Mas não mente pouco não a bichinha

    ResponderExcluir
  3. Quando houve a primeira oportunidade de termos em Assu uma faculdade medicina, pela fraqueza dos políticos daqui, acabou ela sendo lavada para Mossoró.
    Simeão Fonseca

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.