Previsão de estiagem severa em 2024 no Nordeste
novembro 18, 2023Depois de provocar enchentes na região Sul e a seca histórica no Norte do país, o fenômeno El Niño vai provocar, nos primeiros quatro meses do ano que vem, uma severa estiagem no Nordeste.
A previsão é consenso na comunidade científica, que cobra dos governos federal e estaduais políticas públicas emergenciais para atender a população do semiárido nordestino e mitigar prejuízos econômicos — principalmente na produção agropecuária.
O engenheiro e meteorologista Carlos Nobre — um dos principais nomes das pesquisas sobre aquecimento global — apresentou num cenário que beira a catástrofe, caso não sejam implementadas medidas para mitigar os efeitos do aquecimento global, que potencializou o fenômeno El Niño neste ano.
No Nordeste, as projeções para os próximos anos são preocupantes. Segundo o meteorologista Carlos Nobre, áreas do semiárido já começam a virar semidesertos. Ele afirma que "se nada for feito para conter as emissões (de gases do efeito estufa), em 2100 as ondas de calor podem se tornar tão extremas que, por exemplo, a região tropical do planeta terá áreas que irão exceder os limites fisiológicos e sociais humanos".
Para ele "é muito importante que os governos federal, estaduais e municipais tenham políticas para atacar essa seca. Centenas de milhares de cisternas podem demorar (para serem instaladas), mas, pelo menos, é preciso apoiar as populações com relação ao fornecimento de água e à proteção da produção agrícola. Precisamos retomar, neste ano, a resposta a essa seca que virá".
2 Comentários
Só foi o PT voltar pra trazer o meu inferno kkkkkkk
ResponderExcluirJoão Parati
Essas teorias de efeito estufa e aquecimento global está sendo defendida por Carlos Nobre, aquele que foi secretário fack de Assu?
ResponderExcluirSimeão Fonseca
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.