Polarização Lula versus Bolsonaro e as eleições municipais
janeiro 22, 2024Um leitor entrou em contato com esse rabiscador e perguntou: “Samuel, a polarização Lula versus Bolsonaro terá peso nos resultados das eleições municipais deste ano?”
Confesso que o que me veio a cabeça foi responder de pronto: ‘não’. E justifico minha opinião ao dar essa resposta.
Em eleições municipais, quando forem definidas as chapas, a tendência é que a política polarizada entre Lula versus Bolsonaro perca espaço nas discussões.
O eleitor, a exemplo de eleições anteriores, passará a refletir de forma mais prática, pensando no cotidiano da cidade e no seu bem-estar e de seus familiares.
Na hora de escolher, o cidadão estará mais preocupado com o que pode vir de melhoria no seu dia a dia. Medicamentos e médicos no posto de saúde; vagas nas creches e nas escolas municipais; programas assistencialistas; geração de emprego e renda; pavimentação no seu bairro; quem vai proporcionar mais atrações nacionais nas festas de padroeiro; qual o candidato que seu 'chefe político' ou vereador apoia, e outras coisas não publicáveis.
Nas eleições municipais, a possibilidade de Lula ou Bolsonaro se empenharem em eleger prefeitos aliados será apenas em algumas capitais e em municípios de maior densidade eleitoral, em que poderá haver segundo turno.
Nos municípios de pequeno porte, os efeitos da polarização devem ter pouca influência na escolha em quem o eleitor vai votar.
É bom ressaltar que essas análises estão baseadas nos cenários de eleições anteriores e podem estar erradas para as eleições desse ano.
Na minha opinião, o candidato para vencer as eleições, terá que atingir o ‘coração’ (ou outro local?) dos eleitores. Apostar nos apoios de Lula ou de Bolsonaro não é uma boa estratégia.
4 Comentários
Nos grandes centros creio que sim, terá algum peso, mas, em cidades pequenas não muito, pois os palanques são extremamente "misturados" entre partidos da esquerda e direita.
ResponderExcluirNão tem q aguente mais essa besteirada Bolsonaro x Lula.
ResponderExcluirAcho que em Assu, se não atingir o bolso o candidato terá poucas chances
ResponderExcluirEm Assú tá um cabaré, situação apoiando bolsonarista, oposição apoiando lulista, exemplos de João Maia e general girão
ResponderExcluirRaimundo Parati
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.