Petrobras investirá R$ 90 milhões em pesquisas nas instalações da usina fotovoltaica de Alto do Rodrigues

fevereiro 09, 2024

Usina fotovoltaica de Alto do Rodrigues (RN)


A Petrobras assinou termo de cooperação com o Instituto Senai de Energias Renováveis (ISI-ER) para a construção de uma planta piloto de eletrólise para estudo da cadeia de hidrogênio sustentável (baixo carbono).

O objetivo é avaliar a produção e utilização do hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água, com o uso de energia solar.

Serão utilizadas as instalações da usina fotovoltaica de Alto do Rodrigues, da Petrobras, no Rio Grande de Norte.

A usina, construída originalmente para fins de pesquisa e desenvolvimento, será ampliada de 1,0 MWp (Megawatt pico) para 2,5 MWp, para suprir a demanda elétrica da unidade piloto de eletrólise a ser instalada.

O hidrogênio produzido será também utilizado para avaliar o desempenho e integridade estrutural de microturbinas em função da combustão de misturas de hidrogênio e gás natural. O projeto tem duração prevista de três anos e aporte de R$90 milhões.

A Petrobras e Senai ISI-ER do Rio Grande do Norte são parceiros em diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento em temas relacionados a energias renováveis e hidrogênio.




0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.