RN poderá receber um Centro Internacional de Mecanização Agrícola

fevereiro 05, 2024

Iniciado neste sábado, 3, na reitoria da Uern em Mossoró, um diálogo sobre o projeto de instalação de um centro internacional para pesquisa sobre mecanização agrícola.

A reunião contou com a participação do Governo do RN - representado pela Sedraf -, da Uern e da comitiva chinesa com representantes da Universidade Agrícola da China (UAC).

Inicialmente, será instalada uma residência visando acompanhar, analisar dados e avaliar o desempenho das máquinas que foram doadas pela China e que serão utilizadas por pequenos produtores.

A residência se apresenta como um projeto de curto prazo, que terá início ainda no primeiro semestre de 2024, possibilitando que professores e estudantes chineses possam acompanhar as primeiras avaliações do uso dos equipamentos em campo.

Dentro de um planejamento maior de intercâmbio e trocas perenes sobre mecanização entre Brasil e China, há a também uma proposta de implantação de um Centro Internacional de Mecanização Agrícola ou de Agricultura Inteligente.

Para tanto, uma parceria seria desenvolvida entre instituições de ensino, órgãos governamentais e terceiro setor.

A reitora da Uern, Cicília Maia, manifestou a possibilidade de que a universidade disponibilize um terreno para a construção desse centro.



0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.