Santuário de Irmã Lindalva versus proposta de ampliação da Flona e criação da Mona
junho 26, 2024Já é uma constatação que a proposta de ampliação da Floresta Nacional de Açu e da criação do Monumento Natural do Piató é rejeitada pela maioria da população da região.
Muitos já externaram posição contrária à proposta da maneira que está sendo concebida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Agora, com o anúncio do governo estadual do lançamento da licitação na sexta-feira, 28, para construção de acesso ao santuário de Irmã Lindalva, um novo tema entra em discussão, pois a área da rodovia fica dentro da área de ampliação da reserva da Flona e do Monumento Natural do Piató (Mona).
Será possível construir a estrada caso a proposta do ICMBio avance?
E caso a estrada seja implantada antes, e a proposta do ICMBio avance, terá autorização para o santuário de Irmã Lindalva seja construído?
Esse rabiscador recebeu a informação que, caso a proposta do ICMBio transforme a área onde será localizado o santuário de Irmão Lindalva, em área de Monumento Natural (Mona), não será possível fazer qualquer intervenção no local, pois só será permitida a visitação e pesquisas científicas.
Para o advogado Jonaelson Galvão, que se considera um ambientalista, mas é contrário a proposta do ICMBio, qualquer intervenção numa área de monumento natural é extremamente restrita.
Na opinião de Jonaelson, caso o santuário não seja construído antes do decreto presidencial, ficará a critério do ICMBio Nacional se vai permitir ou não a construção dentro da unidade de conservação. Para ele o órgão ambiental “dificilmente aprovará” a construção do santuário.
Vamos acompanhar os desdobramentos desse assunto.
5 Comentários
Pronto a governadora já tem a desculpa p não fazer a estrada kkkkkk
ResponderExcluirInfelizmente, muitos assuenses não estão nem ai para essa ampliação. Não sabem as consequências negativas para a região
ResponderExcluirMona é uma área de proteção integral e muito restrita pra construção de um santuário terra q ser construído algo pequeno q não descaracterize tanto a paisagem local . construção no entorno de restaurante hotel pousada loja conveniência loja de artefatos com certeza não deram permitidos inviabilizando o desenvolvimento comercial e econômico no entorno do santuário
ExcluirÁrea de MONA é uma área de preservação integral e muito restrita pra se construir um santuário vai ter q ser algo pequeno q não descaraterize tanto a paisagem local . E com certeza não vai poder ter construções de infraestrutura no entorno. Ex: pousadas ,restaurantes,lojas de artefatos e conveniência posto combustível hotelaria. Inviabilizando o desenvolvimento econômico no entorno do santuário
ResponderExcluirNão existiriam moradores nas cidades sem a presença de agricultores no campo. Essas propostas do ICMbio é um desastre para às famílias que moram no entorno da lagoa do Piató. Quem pesar que só os agricultores serão prejudicados, estão enganados!
ResponderExcluirOs comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.