Íntegra da mensagem anual do prefeito Lula Soares na Câmara Municipal

fevereiro 19, 2025


O prefeito de Assú, Lula Soares, leu nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a mensagem anual na Câmara Municipal, abrindo os trabalhos legislativos de 2025.

Ele destacou ações em seus 50 dias de gestão e apresentando metas de curto, médio e longo prazo para sua administração.

Confira na íntegra o pronunciamento do gestor:

Senhor Presidente da Câmara Municipal, nobres vereadores, autoridades presentes, cidadãos e cidadãs de Assú,

É com profunda honra e senso de responsabilidade que compareço a esta Casa Legislativa para apresentar a Mensagem Anual de nossa gestão, marcando o início dos trabalhos legislativos deste ano. Assumimos o compromisso de conduzir Assú rumo a um futuro de desenvolvimento e bem-estar para todos, alicerçados nos valores que norteiam nossa administração.

Gostaria de iniciar expressando meu sincero agradecimento ao ex-prefeito Dr. Gustavo Soares, cuja liderança e dedicação foram fundamentais para estabelecer bases sólidas em nossa cidade. Nossa gestão é uma continuidade deste projeto político, comprometida em preservar e ampliar as conquistas já alcançadas, sempre com o objetivo de servir ao povo com excelência.

Assú, carinhosamente conhecida como a “Capital do Vale”, possui uma importância regional inquestionável. Nossa localização estratégica e riquezas naturais e culturais nos conferem um papel central no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Estamos determinados a fortalecer ainda mais essa posição, promovendo iniciativas que estimulem o crescimento sustentável e a integração regional.

Em 50 dias de trabalho, já alcançamos realizações significativas que refletem nosso compromisso com a população:

Infraestrutura e Mobilidade: Inauguramos a estrada que dá acesso ao Santuário da Beata Lindalva, uma obra executada pelo Governo do Estado, atendendo a um anseio antigo de nossa comunidade e fortalecendo o turismo religioso em nossa região.

Articulação Regional: Assumimos a presidência da Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu (AMCEVALE) e do Consórcio Interfederativo de Saúde do Vale do Açu reforçando nosso papel de protagonismo e cooperação em prol do desenvolvimento coletivo dos municípios da nossa região.

Captação de Recursos: Realizamos missões à Natal e à Brasília, onde asseguramos, junto a parlamentares, secretarias e ministérios, recursos para novos projetos que beneficiarão diretamente nossa população.

Educação: Convocamos mais de 90 professores aprovados no concurso público reforçando nosso compromisso com uma educação de excelência, a valorização profissional e uma gestão responsável dos recursos públicos.

Agricultura e Meio Ambiente: Assinamos a ordem para construção da primeira etapa do Novo Abatedouro Público, na comunidade de Nova Esperança, um marco para nosso município por trazer um abatedouro totalmente modernizado e em conformidade com as normas ambientais vigentes.

Obras: Estamos dando continuidade às construções do novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e das salas do Centro Educacional Dr. Pedro Amorim (CEPA), seguimos com a reforma e revitalização da Praça do Recanto da Criança e melhorando a infraestrutura com a pavimentação e drenagem da Rua Moisés Soares. Também iniciamos a quarta etapa da construção do Cemitério Público Municipal Jardim Beata Lindalva Justo de Oliveira.

Esportes: Reforçamos a participação da Prefeitura do Assú no Campeonato de Blocos que encerra na próxima semana com uma premiação de 50 mil reais para os atletas. Realizamos com sucesso a segunda Corrida e Caminhada Irmã Lindalva que atraiu cerca de 400 atletas, e estamos apoiando o Circuito das Águas, que acontece em abril, e a segunda Travessia do Mendubim, que será realizada em junho.

Mobilidade Urbana: Lançamos o Programa Esporte na Via que vem atraindo cada vez mais a população para a atividade física saudável seja correndo, caminhando ou pedalando em segurança em trecho da Rua João Celso Filho que fica interditado todos os dias, das 17 às 21 horas, para que o assuense possa se exercitar com tranquilidade.

Habitação: Assinamos o contrato com a Caixa Econômica Federal para construção de 150 casas populares no bairro Paraty 2000 dentro do programa Minha Casa, Minha Vida que, ao final do projeto, totalizará 400 unidades habitacionais para nossa gente. Somos o único município do Rio Grande do Norte capacitado para receber essa quantidade de moradias, um reflexo de nossa organização e planejamento estratégico.

Social: Vamos inaugurar, nos próximos dias, a Casa do Artesão Assuense incentivando a economia criativa e oferecendo um espaço de valorização e comercialização do artesanato, fortalecendo a identidade e a tradição do nosso povo. Realizamos o cadastro dos catadores de material reciclável garantindo a inclusão em políticas públicas e melhoria das condições de trabalho. Demos continuidade ao Programa Bolsa Educação, que já beneficiou quase 600 estudantes no município, e nos organizamos para dar continuidade também ao programa Vale Cidadão.

Desenvolvimento Econômico: Na próxima semana, no dia 25 de fevereiro, vamos inaugurar a Sala do Empreendedor que vai facilitar a formalização, capacitação e suporte aos pequenos negócios, promovendo desenvolvimento econômico e geração de empregos.

Finanças: Iniciamos a gestão anunciando o calendário de pagamento de 2025 para que os servidores possam se organizar financeiramente durante todo o ano, assim como também antecipamos o salário de janeiro.

Cultura e Economia: Anunciamos a programação do Carnaval, que contará com atrações locais e nacionais. Planejamos o evento com austeridade financeira, reconhecendo sua importância para a economia local e para a preservação de nossas tradições culturais. Seguimos apoiando os festejos das comunidades por acreditarmos nos laços sociais e por manter vivas as manifestações populares.

Minhas amigas, meus amigos de Assú:

Estamos cientes dos desafios financeiros que os municípios brasileiros enfrentam devido à frustração de receitas ocorrida nos últimos tempos. Por isso, adotamos medidas de contenção e controle de gastos, algumas das quais podem ser consideradas impopulares, mas são necessárias para manter o equilíbrio fiscal. Essas ações visam garantir a continuidade dos serviços essenciais, o pagamento em dia dos servidores e a capacidade de investimento em programas e obras estruturantes. Como disse o filósofo Aristóteles, depois parafraseado por Winston Churchill: “A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.” Assim, com coragem, enfrentamos os obstáculos presentes para assegurar um futuro próspero para Assú.

Nosso plano de governo, construído de forma participativa durante o período eleitoral, estabelece metas claras para diversas áreas:

Saúde: Vamos ampliar o atendimento básico e especializado, garantindo acesso de qualidade a todos os cidadãos, o que inclui a construção de mais duas unidades básicas de saúde, as UBS Dom Elizeu e Posto Central, como também iremos inaugurar a UBS da comunidade de Nova Esperança. Será iniciada ainda a obra do Centro Especializado em Reabilitação, o CER IV, e está em fase de implantação as teleconsultas através de parceria com o Ministério da Saúde melhorando a resolutividade da Atenção Básica. Vamos implantar a Linha de Cuidado do Diabetes – realizando tratamentos com curativos especiais reduzindo os riscos de amputações por complicações do diabetes. Não podemos esquecer as tratativas que estamos mantendo para a instalação de uma sede da Liga Contra o Câncer, em Assu, o que possibilitará diagnóstico precoce e maior chance de cura do câncer. Já com o Governo do Estado e prestadores locais, estamos mantendo negociações para retomar, neste primeiro semestre, o serviço de hemodiálise. Reforçamos o objetivo de fortalecer e melhorar os indicadores da Atenção Primária à Saúde, estruturar a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, qualificar o Processo Regulatório Municipal e Regional e implantar o Programa Mais Acesso aos Especialistas, o PMAE. Saúde é um direito fundamental da população e serviços eficientes garantem qualidade de vida, bem-estar social e desenvolvimento sustentável.

Educação: Vamos investir na formação continuada dos professores e na infraestrutura das escolas municipais, ofertando um ambiente propício ao aprendizado. Iremos implantar o Ensino em Tempo Integral nas Escola Municipais Maria Neuda e Edgar Borges Montenegro. Vamos aprimorar a gestão Democrática e Participativa na rede de ensino e garantir investimentos em materiais pedagógicos, fardamento, transporte escolar e alimentação de qualidade na rede de ensino municipal. Também iremos criar o Núcleo Multidisciplinar de Planejamento e Apoio Pedagógico.

Infraestrutura Urbana: Iremos acabar com o problema de alagamentos na comunidade de Cumbé com o início da construção da Passagem Molhada. Também está programado a conclusão da reforma do prédio histórico do Palácio Francisco Amorim para que possa voltar a ser sede da Prefeitura do Assu, no coração da nossa cidade. E também vamos implementar projetos de pavimentação e saneamento básico, melhorando a qualidade de vida em nossos bairros.

Cultura: Já antecipo que teremos, sim, a nossa tradicional festa de São João. Como assuense, sabemos da importância dessa celebração para nossa cidade. No entanto, algumas medidas de contenção podem ser necessárias para equilibrar as contas, garantindo a festa sem comprometer outras áreas essenciais.

Senhor Presidente, nobres vereadores, autoridades presentes e cidadãos de Assú,

Reafirmamos nosso compromisso com uma gestão pautada na transparência, na participação popular e na cooperação entre os poderes constituídos. Reconhecemos que a Câmara Municipal não apenas exerce funções constitucionais essenciais, como a proposição e aprovação de leis e a fiscalização do Poder Executivo, mas também detém uma representatividade popular indiscutível, sendo a voz direta de nossa população.

Acreditamos que a harmonia e o diálogo transparente e construtivo entre o Executivo e o Legislativo são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e para o fortalecimento da confiança da população em suas instituições. Proponho desde já trabalhar em parceria com esta Casa Legislativa. Não tenho dúvida que isso permitirá que, juntos, possamos identificar as reais necessidades de nossa cidade e implementar soluções que promovam o bem-estar de todos os cidadãos de Assú.

Como bem expressou o filósofo francês Montesquieu no seu clássico livro ‘Espírito das Leis’: “Quando o poder legislativo e o poder executivo estão unidos na mesma pessoa ou no mesmo corpo, não há liberdade.” Portanto, valorizamos a independência e a colaboração entre os poderes, entendendo que essa relação equilibrada é a base para uma gestão democrática e eficiente.

Estamos, portanto, plenamente dispostos a manter um diálogo aberto e permanente com esta Casa, respeitando suas atribuições e buscando, em conjunto, as melhores soluções para os desafios que nossa cidade enfrenta. Convido os nobres vereadores a caminharem conosco nesta jornada, fortalecendo os laços entre Executivo e Legislativo, em prol de uma Assú mais próspera e justa para todos.

Que nossa união e cooperação sirvam de exemplo e inspiração para nossa comunidade, demonstrando que, através do trabalho conjunto e do respeito mútuo, podemos alcançar grandes conquistas para nossa querida cidade.

Caros Edis aqui presentes,

Reafirmo nosso compromisso com uma gestão transparente, participativa e voltada para os reais interesses do povo de Assú. Aproveito para conclamar todos os segmentos da sociedade a se unirem a nós nessa jornada por mais avanços para Assú. Com determinação e união, construiremos uma cidade cada vez melhor para todos.

Que Deus, São João Batista e a Beata Lindalva nos guiem e abençoem em nossa missão.

Muito obrigado.

Lula Soares 
Prefeito de Assú (2025-2028)

Siga nosso Instagram: www.instagram.com/samueljuniorrn/

1 Comentários

  1. Pouca gente no plenário da Câmara Municipal de Assu.
    Falta de divulgação por parte da Secretaria de Comunicação.
    Como falei sempre importar pessoas de outras cidades dá nisso! Eventos com pouca gente, por falta de divulgação.

    Alguém sabe que hoje é a escolha da Rainha e Rei momo de Assu?
    Poucos sabem.
    Falta de divulgação por parte da Secretaria de Comunicação.

    Nilo Amâncio

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.