Política potiguar e as especulações para 2026

fevereiro 20, 2025


Na atualidade, o cenário político que estão tentando formar para as eleições de 2026 no RN, está no terreno da pura especulação.

A mais recente é que o secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, poderia ser o candidato a vice-governador na chapa com Walter Alves.

Mas, para descontruir essa tese, uma nova especulação já foi lançada no ar. A que Cadu poderia ser o vice de Allyson Bezerra, atual prefeito de Mossoró.

Enquanto isso, as especulações vão proliferando.

Um dos cenários seria o de Fátima Bezerra renunciar ao cargo de governadora para ser candidata a senadora e Walter Alves assumir e ir para a reeleição a governador.

Outro cenário: Fátima Bezerra renunciar para ser candidata a senadora. Walter Alves não assume para ser candidato a deputado estadual ou federal. Ezequiel, presidente da Assembleia Legislativa, também não assumiria o cargo de governador para ser candidato a um mandato federal. Acontecendo tudo isso, assumiria o cargo de governador o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Ibanez Monteiro.

Mas, não fica por aí. Um outro cenário seria o de Walter Alves assumir o governo e não ser candidato a nada. Colocaria um candidato do MDB a deputado federal e estadual e ficaria de olho na próxima vaga para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN).

Enquanto isso, aqui e acolá é divulgada uma pesquisa eleitoral. A mais recente, do instituto Agora Sei, aponta o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, liderando quatro cenários na disputa ao governo.

Nos cenários, que tem além de Allyson, o vice-governador Walter Alves, o senador Rogério Marinho, o ex-prefeito Álvaro Dias e a deputada Natália Bonavides, Allyson Bezerra lidera em todos.

A pesquisa realizou 2 mil entrevistas em 70 municípios do Rio Grande do Norte, entre os dias 3 e 8 de fevereiro.

Uma coisa é certa. Tem que ter muita atenção para tentar interpretar o que é apenas torcida ou algo de concreto.

Na realidade, até agora o que existe na maioria do que se diz por aí são especulações políticas. Ficam tentando montar o 'quebra-cabeça' das eleições de 2026, mas nem todas as peças desse 'quebra-cabeça' estão disponíveis.

Quais dessas especulações poderão prosperar? Só o tempo dirá. Vamos acompanhar.

Siga nosso Instagram: www.instagram.com/samueljuniorrn/




1 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.